relatório de quimica
ESCOLA POLITÉCNICA
CURSO DE ENGENHARIA de produção
gabriel gunther singer guerra
Leandro do nascimento de arruda
LEONARDO hORNING
DIEGO MOSCARDI DOS SANTOS
Daniel Isidoro
Rodolfo m. salomé
ÁCIDOS, BASES E SAIS
CURITIBa
2013
gabriel gunther singer guerra leandro do nascimento de arruda
LEONARDO hORNING
DIEGO MOSCARDI DOS SANTOS
Daniel isidoro
Rodolfo m. salom
ácidos, bases,sais
Relatório técnico apresentado na disciplina Química Geral I do Curso de Graduação em Engenharia de Produção da Pontifícia Universidade Católica do Paraná como forma parcial de avaliação referente a 2aParcial.
Professor (a): Prof.Fulvy Antonella Venturi
Curitiba, Março de 2013SUMÁRIO
Introdução
O conceito de uma substância como ácido, levando em consideração a Teoria do químico Arrhenius, define-se como substâncias que se ionizam em água para originar íons H+ (CHANG, 2006, p. 100), produzindo desta forma, soluções que conduzem corrente elétricas, exemplo: HNO3 → H+ + NO3, e a conceituação de uma substância como base, seguindo a mesma teoria, definem-se por substâncias que se ionizam em água para formar íons OH-. (CHANG, 2006, p. 100) Exemplo: NaOH → Na+ + OH- . Existe ainda uma outra teoria ácido-base, proposta em 1923 por Johannes Nicolaus Brönsted (e Thomas Martin Lowry, onde eles afirmam que o ácido é um doador de prótons e a base um receptor de prótons e então a reação de neutralização seria uma transferência de prótons entre um ácido e uma base.Segue um exemplo da teoria, proposto pela química Jennifer Fogaça: HCN + H2O → CN- + H3O+ :
“Neste caso, considera-se como próton o íon hidrogênio. Isto é visto na reação, onde o ácido cianídrico doa um próton para a água, que atua, portanto, como base.” (BRASILESCOLA, 2013)
O sal, quimicamente falando, “é um composto iônico que contém um cátion proveniente de uma base e um ânion