relatório de quimica Oxireduções.

1848 palavras 8 páginas
INTRODUÇÃO
MATERIAIS E MÉTODOS
RESULTADOS E DISCURÇÕES
CONCLUSSÃO

INTRODUÇÃO.

O relatório a seguir tem como objetivo analisar e compreender, através dos resultados obtidos com a experiência realizada no laboratório, como ocorrem e se comportam as reações de oxirredução.
As reações que envolvem perda e ganho de elétrons são denominadas reações de oxirredução.
A oxidação é um processo que resulta na perda de um ou mais elétrons pelas substâncias (átomos, íons ou moléculas). Quando um elemento está sendo oxidado, seu estado de oxidação altera-se para valores mais positivos. O agente oxidante é aquele que aceita elétrons e é reduzido durante o processo.
A redução é um processo que resulta em ganho de um ou mais elétrons pelas substâncias (átomos, íons ou moléculas). Quando um elemento está sendo reduzido, seu estado de oxidação atinge valores mais negativos. O agente de redução é aquele que perde elétrons e que se oxida no processo.
A oxidação e a redução sempre ocorrem simultaneamente. A liberação de elétrons por uma substância implica na recepção deste elétron por outra. Se considerarmos a oxidação de um elemento, necessariamente e na mesma ocasião, está havendo a redução de outra substância.
Por que estudar as reações de óxido-redução? É por meio dessas reações que, desenvolvemos novas baterias, a prevenção à corrosão, a produção industrial de Cl2, F2, Al, Cu, NaOH entre outras substâncias, e algumas reações redox de interesse biológico.

MATERIAIS E MÉTODOS.

Os materiais utilizados nos experimentos realizados no laboratório foram:

Reagentes para as soluções.
- Ácido Sulfúrico concentrado (H2SO4 conc.)
- Ácido Sulfúrico 3M (H2SO4 3M)
- Água oxigenada (H2O2)
- Álcool etílico (C2H5OH)
- Clorofórmio (CHCl3)
- Cobre metálico (fio de cobre) – (Cu(s))
- Dicromato de Potássio (K2Cr2O7 0,1M)
- Glicose (C6H12O6 1%)
- Hidróxido de Sódio (NaOH 2M)
- Hidróxido de Amônia (NH4OH 1:5)
- Hipoclorito de Sódio

Relacionados