relatório de quim bico de bunsen
Bico de Bunsen (Teste de Chama)
Bauru, dia 27 de fevereiro de 2014
Universidade Estadual Paulista
Bico de Bunsen (Teste da Chama)
Bauru, dia 27 de fevereiro de 2014
Introdução
O teste de chama ou prova da chama é um procedimento utilizado em Química para detectar a presença de alguns íons metálicos, baseado no espectro de emissão característico para cada elemento. Ao aquecer certo metal a energia em forma de calor excita os elétrons e os faz passar para uma camada de mais energia, ao retornar para sua camada eletrônica original liberam energia luminosa característica. É possível verificar diferenças significativas entre compostos químicos, mesmo que pertençam a um mesmo grupo ou família.
Objetivos
Diferenciar os metais pela cor da luz emitida ao colocá-los na chama do Bico de Bunsen, também observar e identificar as 3 zonas da chama. Também vale ressaltar, que é de fundamental importância demonstrar que, a partir de alguns testes e experimentos, é possível verificar diferenças significativas entre compostos químicos, mesmo que pertençam a um mesmo grupo ou família.
Materiais utilizados
Bico de Bunsen
GLP
Cobre
Latão
Alumínio
Ferro
Magnésio
Pinça
Bastão de Vidro
Isqueiro
Teflon
Métodos Abrir o fornecimento de GLP e acender o Bico de Bunsen com o isqueiro. Em seguida pegar o bastão de vidro, colocá-lo na chama, variando a posição do bastão na chama. Forçando o bastão a entortar. Retirar o bastão com cuidado, pois ele não fica incandescente. Depois com a pinça colocar os diferentes metais na chama com cautela e observar os resultados.
Resultados e discussão
Após a verificação das propriedades da chama e do Bico de Bunsen, foi realizado o aquecimento de alguns materiais observando características próprias diferentes entre os compostos.
- Cloreto de Cobre (II) (CuCl2): É bastante