Economia
R: Bens de Capital: são aqueles utilizados na fabricação de outros bens, mas que não se desgastam totalmente no processo produtivo. Exemplo: Máquinas, Equipamentos e Instalações.
Bens de Consumo: destinam-se diretamente ao atendimento das necessidades humanas. De acordo com sua durabilidade, podem ser classificados como duráveis.
(geladeiras, fogões, automóveis) ou como não – duráveis (alimentos, produtos de limpeza).
Bens Intermediários: são aqueles que são transformados ou agregados na produção de outros bens e que são consumidos totalmente no processo de produtivo (insumos, matérias-primas e componentes).
Fatores de Produção: São constituídas pelos recursos humanos (trabalho e capacidade empresarial), terra, capital e tecnologia.
6) O que vem a ser argumentos positivos e argumentos normativos?
R: O argumento positivo diz respeito ao que é, explicando os fatos da realidade, enquanto o argumento normativo refere-se ao que deve ser. Este último diz respeito a juízos de valor, a aspectos morais ou religiosos.
7) Qual a importância da Matemática e da estatística para os estudos econômicos? Exemplifique.
R: A Economia é limitada pelo meio físico, dado que os recursos são escassos, e se ocupa de quantidades físicas e das relações entre essas quantidades, como a que se estabelece entre a produção de bens e serviços e os fatores de produção utilizados no processo produtivo. Logo a matemática e a estatística, se tornam necessárias para estabelecer relações entre variáveis econômicas. A matemática por sua vez torna possível escrever de forma resumida importantes conceitos e relações de economia e permite análises econômicas na forma de modelos analíticos com poucas variáveis estratégicas, que resumem os aspectos essenciais da questão em estudo.
Ex: “ O consumo nacional esta diretamente relacionada com a renda nacional”
7) Qual a importância da Matemática e da estatística