Relatório de prática com inversor de frequência
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS
ALUNO: EMANOEL DA COSTA FARIAS
CURSO: TECNOLOGIA EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
TURNO: MANHÃ
DISCIPLINA: MÁQUINAS ELÉTRICAS E ACIONAMENTOS DE MÁQUINAS
EQIPAMENTO UTILIZADO
O inversor utilizado nas aulas práticas foi o CFW-11. A característica principal deste produto é a tecnologia "Vectrue", o qual apresenta as seguintes vantagens:
Controle escalar (V/f), VVW ou controle vetorial programáveis no mesmo produto;
O controle vetorial pode ser programado como “sensorless” (o que significa motores padrões, sem necessidade de encoder) ou como controle vetorial com encoder no motor;
O controle vetorial “sensorless” permite alto torque e rapidez na resposta, mesmo em velocidades muito baixas ou na partida;
Função “Frenagem ótima” para o controle vetorial, permite a frenagem controlada do motor, eliminando em algumas aplicações o resistor de frenagem.
Função “Auto-Ajuste” para o controle vetorial, permite o ajuste automático dos reguladores e parâmetros de controle, a partir da identificação (também automática) dos parâmetros do motor e da carga utilizada.
Figura 1 Diagrama CFW-11
Através da Interface Homem Máquina (HMI) é possível realizar o comando do inversor, a visualização e o ajuste de todos os parâmetros. Possui forma de navegação semelhante a usada em telefones celulares, com opção de acesso sequencial aos parâmetros ou através de grupos (Menu).
Figura 2 HMI
PRÁTICA DE CONFIGURAÇÃO EP
AJUSTE DA SENHA
Para alterar o conteúdo dos parâmetros é necessário ajustar corretamente a senha em P0000, conforme indicado abaixo. Caso contrário o conteúdo dos parâmetros poderão ser somente visualizados. É possível a personalização de senha através de P0200.
Figura 3 Configuração de senha
START-UP ORIENTADO
A rotina de “Start-up