Relatório de Projeto de Pesquisa Pedagógica
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE IMPERATRIZ – CESI
CURSO DE HISTÓRIA
Nélio da Silva Monteiro
RELATÓRIO DO PROJETO DE PESQUISA PEDAGÓGICA
IMPERATRIZ
2012
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE IMPERATRIZ – CESI
CURSO DE HISTÓRIA
Nélio da Silva Monteiro
Educadores como propositores da multiculturalidade no espaço escolar: um diálogo com as metodologias para o Ensino Fundamental
Relatório de pesquisa pedagógica apresentado à disciplina Prática de Projetos (dimensão política e social) do curso de História, como requisito para obtenção de nota e autonomia intelectual.
IMPERATRIZ
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
A construção do conhecimento em sala de aula é um processo que exige uma troca mútua de conhecimento entre educador e educando, entretanto o que se tem como realidade na maioria das escolas é apenas a sistematização do ensino e não um preparo para exercer a cidadania, embora isso esteja incluso na Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/96.
A educação acaba cumprindo apenas um caráter utilitário e não humanitário, pois relega aos educadores apenas a parte burocrática da educação. É preciso salientar que o espaço educacional é também um espaço de diálogo para outros temas transversais como o respeito à dignidade humana, seja ela de caráter étnico, de orientação sexual ou de respeito às diversidades culturais e religiosas.
Desta forma pode-se refletir qual o papel do professor diante da realidade da sala de aula seja em qualquer disciplina, mas torna-se acentuar o papel daquelas que desejam colocar o homem no centro das relações. A partir disso alguns paradigmas devem ser encarados como o de educar através de uma reflexão contínua sobre que metodologias utilizarem para que os alunos possam compreender a