RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL- EDUCAÇÃO ESPECIAL
RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL- EDUCAÇÃO ESPECIAL
PINDAMONHANGABA
2013
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA - FACINTER
CARLA JANAINA DE LIMA CASTRO, RU 744641,PEDAGOGIA 2012
RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL- EDUCAÇÃO ESPECIAL
Relatório de Pesquisa e Prática Profissional - Educação Especial apresentado à UTA – Coporeidade e Inclusão, no curso de Pedagogia.
Tutor Local: Mauricio Vitalli
Centro Associado: Curitiba
PINDAMONHANGABA
2013
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO
Para se realizar este trabalho foi necessário pesquisar o sentido do que e a Educação Inclusiva.
De acordo com documento do Mec citado por Silvia e Urbanetz ( 2011, p.31) a inclusão escolar é: um movimento que compreede a educação como um direito humano fundamental e base para uma sociedade mais justa[...] preocupa-se em atender todas as pessoas a despeito de suas características, desvantagens ou dificuldades e habilitar todas as escolas para o atendimento nasua comunidade, concentrando-se naqueles que têm sido mais excluídos das oportunidades educacionais.
“A integração depende da capacidade do aluno se adaptar no meio educacional, sem questionamento do esquema em vigor” afirma Mantoan (1998, p.5).
O presente relatório é resultante da pesquisa realizada para a disciplina de Pesquisa e Prática Profissional: Educação Especial, da Unidade Temática de Aprendizagem, que teve como objetivo compreender os aspectos que envolvem a dinâmica da prática docente no processo de ensino e de aprendizagem de alunos(as) em inclusão, que apresentam deficiência, altas habilidades/super dotação e/ou transtornos globais do desenvolvimento. Existe uma vasta legislação que assegura o direito ao acesso e permanência de toda criança em escolas do Ensino Regular. Porém, nem sempre isto é contemplado.
Como procedimento metodológico foi