Relatório de pesquisa Cidade Tiradentes
SÃO PAULO
2014
RESUMO
A Cidade Tiradentes, bairro da Zona Leste da cidade de São Paulo, é reconhecida atualmente como o maior complexo habitacional da América Latina. Contando com uma população de cerca de 211 mil habitantes, o número de postos de trabalho no bairro é bem inferior ao que seria necessário para suprir a demanda local. Desta forma, ao longo desta pesquisa, tentamos indicar o déficit empregatício na região; identificar a perspectiva dos moradores locais sobre a questão do emprego; relacionar esta questão com o uso do transporte público e averiguar junto aos agentes públicos as propostas para o desenvolvimento da região.
SUMÁRIO
1. Introdução 1
2. Metodologia 4
2.1. Pesquisa de Emprego e Desemprego 5
2.2. Pesquisa sobre mobilidade dos usuários do Terminal Cidade Tiradentes 5
2.3 Discurso dos Poder Público e Moradores 6
3. Resultados 6
3.1 Emprego e Desemprego 6
3.2 Mobilidade dos Moradores da Cidade Tiradentes 10
3.3 A visão dos Agentes Públicos 12
3.4 A visão de uma representante dos Moradores 13
4. Discussão 14
5. Conclusão 19
6. Referências 19
1. ANEXOS 20
1. Introdução
Abordar os impactos da falta de emprego na Cidade Tiradentes sobre a população residente no bairro. Esta foi a proposta do projeto de pesquisa desenvolvido com o intuito de analisar a falta de emprego na região, os choques e conflitos deste problema, assim como os processos de deslocamento e de desenvolvimento da população economicamente ativa (PEA) do bairro que, por falta de oportunidades, tende a procurar emprego em outras regiões.
A Cidade Tiradentes, implantada como bairro dormitório no extremo leste da cidade de São Paulo, ao longo das décadas de 1960 e 1980, é reconhecida atualmente como o maior complexo de conjuntos habitacionais da América Latina.1 Foi planejada, inicialmente, sem levar