Relatório de Pavimentação
1.1. Resumo Teórico Penetração é a distância em décimos de milímetro que uma agulha padrão penetra verticalmente na amostra de material sob condições prefixadas de carga, tempo e temperatura. O objetivo do ensaio de penetração de materiais asfálticos, definido pelo DNER-ME 003/99, é determinar a consistência do CAP.
1.2. Materiais Recipiente; Penetrômetro; Agulha; Termômetros; Cronômetro.
1.3. Procedimentos Neste ensaio, uma amostra de CAP de 550 gramas é colocada em um recipiente adequado e posicionada abaixo do penetrômetro, aparelho que permite o movimento da haste que sustenta a agulha de penetração. Este aparelho deve estar devidamente calibrado, de maneira a liberar a agulha de carga igual a 100 gramas durante um intervalo de 5 segundos sobre a amostra, a qual deve estar a uma temperatura de 25º C. O procedimento descrito deve ser efetuado 3 vezes, sendo o resultado final dado pela média das 3 leituras realizadas. Este ensaio é de caráter classificatório para o ligante, pois sua classificação é dada pela penetração.
Figura 1. Penetrômetro e amostra de CAP.
1.4. Resultados
Obtivemos os seguintes resultados:
Penetração décimos de mm
Tipo de amostra Leitura 1 2 3 Média
CAP 50/70 52 53 52.5 52.5
AB: Asfalto-Borracha 41 39 42 40.7
1.5. Conclusão O ensaio de penetração, apesar de classificatório, não é suficiente para classificar o CAP, pois é possível que CAPs diferentes apresentem a mesma penetração. Os resultados obtidos mantiveram-se dentro de um intervalo satisfatório, havendo grande proximidade entre eles, principalmente nas leituras efetuadas para o CAP 50/70.
2. Determinação da Ductilidade
2.1. Resumo Teórico Ductilidade é a resistência em milímetros, em que o corpo de prova de material betuminoso, em condições padronizadas, submetido a uma tração em condições especificadas, se rompe. Com o ensaio de ductilidade, definido pela norma do DNER-ME163/98,