relatorio 3 e 4
Curso: Engenharia Civil
Dsiciplina: Introdução a Engenharia Civil
Atividade: Relatório
Aluno: Moisés Fiúsa Menezes
Relatório da palestra “Pavimentação intertravada” 11 de outubro de 2011
Primeiro Dia:
Conferência proferida pelo professor Doutor Dalton, especialista em pavimentação. O tema escolhido foi pavimentação intertravada. Ele inicia fazendo apontamentos sobre pavimentação. Mostrando que sempre ao pensar em pavimentação a primeira opção sempre pensada é o asfalto. Todavia o asfalto não é a forma mais inovadora, nem durável e resistente que existe na atualidade. O que tem de mais novo, prático e moderno é o que se chama pavimentação intertravada.
A pavimentação intertravada é um modelo inovador de pavimentação, porém ela não é uma invenção moderna. Ela foi a primeira forma de pavimentação que se tem documentação histórica. Assim o palestrante faz um breve histórico sobre isso, iniciando no era clássica, em Roma. Onde foram criadas as primeiras vias de longa abrangência e pavimentadas. A pavimentação era feita por blocos de pedras encaixadas uma a uma. Essa pavimentação foi uma das peças chave para o poderio do império romano. Pois através dessas vias os romanos conseguiam percorrer todo império em tempo bem reduzido podendo controlar todas as fronteiras e expandir seu império. Outro exemplo da pavimentação de encaixe está as cidades históricas de Minas Gerais, as ruas cobertas pelo famoso piso pé-de-moleque. Diferentemente dos modelos antigos de intertravado, a grande novidade atual é que as peças que são usadas para o encaixe são blocos pré-moldados de concreto. São uma ótima opção pela sua alta resistência mecânica e pela grande facilidade de execução e manutenção.
Esses blocos de concreto possuem características muito interessantes. Destacam-se as elevadas resistências à compressão, à abrasão e à ação de agentes agressivos, o que propicia uma grande durabilidade ao pavimento. Derivados de petróleo não reagem