Relatório de Observação
No dia 10 /04/2015, fomos visitar o Núcleo de Apoio ao Idoso, que fica na Rua Batista Maciel nº105, Jardim Portela. Chegando lá ficamos aguardando a psicóloga que concordou em nos dar uma entrevista, mas que se atrasou um pouco pois estava em atividade externa.
O atraso da profissional foi bom já que aproveitamos este tempo para observar as atividades nesse espaço desenvolvidas e também para conhecer um pouco mais do local e das pessoas que freqüentam.
O local não é adaptado para os idosos, fica em um terreno ingrime, de difícil acesso, e a entrada é bem estreita e ainda conta com uma árvore enorme bem na entrada o que dificulta o acesso ao portão principal, que também é bem estreito e tem alguns degraus altos e acidentados.
O lugar é bem mal cuidado, mas tem espaço físico suficiente para as atividades que se propõe .Existe um galpão grande no qual as atividades em grupo são realizadas, como palestras, atividades físicas e aulas de pintura. Também há uma cozinha bem pequena que fica dentro desse galpão e um banheiro também bem pequeno mas adaptado com barras de segurança e um pequeno depósito usado para armazenar alimentos.
Existe também nesse espaço, mas não dentro do galpão uma pequena sala pra eventuais atendimentos, tanto para a psicóloga, como a assistente social e a coordenadora. Essas profissionais dividem uma sala maior entre elas, que apesar de ser maior que a outra sala, acaba ficando pequena, com três mesas e mais alguns materiais que elas usam para desenvolver algumas atividades.
Nesse curto período em que ficamos aguardando a psicóloga, podemos ouvir um pouco da palestra que acontecia nesse espaço e logo que se encerrou, os idosos que participavam foram fazer um lanche e depois foram se dispersando. Assim ficou nítido que o risco que este espaço sem nenhum tipo de adaptação oferecia aos idosos principalmente os que já tinham algum tipo de dificuldade de locomoção, saiam se apoiando uns nos outros e todos eles paravam