Relatório de Observação
2º Ano
Relatório de Observação
1
Caso Pediatria
Informação Breve
O M. é um rapaz com possível diagnóstico de Atraso de Desenvolvimento e de
Problemas de Hiperatividade e Défice de Atenção. É acompanhado por Terapia
Ocupacional e Terapia da Fala.
Descrição do Setting Terapêutico
O setting terapêutico foi constituído por um colchão, uma base de picos de borracha (de forma a dar estímulo propriocetivo), três bolas (com diversos tamanhos, texturas e peso), uma placa de molas (de forma a dar estímulos vestibulares e propriocetivos), um dominó de animais e uma mesa.
Descrição da atividade (técnicas e estratégias utilizadas)
O M. iniciou a atividade por se descalçar, sentado, com orientações da mãe.
Como atividade de preparação, a terapeuta começou por dar estímulos ao M. de forma a ele se auto regular, através de input vestibular e propriocetivo. A atividade consistia em lançar bolas ao M. que ele teria que agarrar e voltar a lançar à terapeuta. Nesta atividade foram utilizadas as técnicas de feedback, modelagem e imitação.
Seguidamente a terapeuta jogou com o M. dominó dos animais. Ele estava colocado numa placa de molas, que lhe oferece estímulo vestibular. O jogo estava numa mesa. Posteriormente o jogo foi executado entre a mãe, o M. e a Terapeuta. Foram utilizadas as técnicas de feedback, pistas verbais e modelagem.
2
Análise de Desempenho na Sessão
O M. mostrou capacidade em descalçar-se sozinho apenas com orientações da mãe. Quando entrou na sala só cumprimentou quem o cumprimentou a ele, ou por ordem da mãe. Não aceita muito o contacto ocular com outros, desviando o olhar.
Apresenta uma construção frásica muito simples, mostra alguma dificuldade em falar e tem o vocabulário reduzido.
O M. distraiu-se várias vezes com o que acontecia à sua volta (pessoas a falar, barulhos, o espelho que estava atrás dele) o que se refletia no desempenho na concretização do jogo, não