Relatório de microbiologia
Um antibiograma é um ensaio que mede a susceptibilidade ou resistência de uma bactéria aos antibióticos através do espectro de sensibilidade identificados na placa de cultura. Ágar Müeller Hinton é um meio de cultura em placas recomendado para a realização de antibiograma (teste de sensibilidade), é rico proteínas e carboidratos que fornece o substrato ideal para o desenvolvimento e crescimento de cepas bacterianas de interesse clínico. É recomendado pelo U.S. Food and Drug Administration (FDA) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o teste de sensibilidade/resistência a antibióticos de bactérias Gram positivas e Gram negativas, aeróbicas ou anaeróbicas facultativas, comumente encontradas em alimentos e espécimes clínicos. O teste é feito utilizando-se discos de difusão antibióticos depositados sobre a superfície do meio onde se inoculou, por espalhamento, uma amostra de uma cultura bacteriana previamente crescida em meio líquido.
Objetivos
Verificar a sensibilidade/ resistência a antibióticos das bactérias que se encontram na mão e na orofaringe.
Material e metodologia
Pipetador com volume fixo de 100 microlitros, ponteiras esterilizadas, alça de Drigalski esterilizada, placas de Petri contendo meio Mueller Hinton, discos de difusão de antibióticos, cultura bacteriana em caldo nutriente ou meio LB.
Semear, por espalhamento com alça de Drigalski ou com um zaragatoa esterilizada, uma alíquota de 100 microlitros da cultura bacteriana em uma placa de Petri contendo meio Ágar de Mueller Hinton, Em seguida, depositar discos de papel filtro impregnados, separadamente, com quantidades determinadas de um antibiótico específico sobre a superfície do meio em deposição ordenada. Incubar a placa, invertidas, a 37° C por cerca de 24 horas.
Cultura bacteriana, lâminas de vidro, alça de platina e corantes Gram.
Fazer o esfregaço e fixar pelo calor, cobrir o esfregaço com o cristal violeta por 1 minuto, lavar suavemente com água da torneira, cobrir