Relatório de Leitura - AS TRÊS VIDAS de João Tordo
Identificação do livro através de referência bibliográfica. (título, autor, editora)
“As três vidas” escrito por João Tordo e editado por Quidnovi.
Indicação das razões da escolha
Eu escolhi este livro porque sugeriram-me vários livros deste mesmo autor e o que mais me chamou atenção pelo seu título foi este. Também tive curiosidade de o ler uma vez que ganhou o Prémio José Saramago em 2009.
Nota biográfica do autor
João Tordo nasceu em Lisboa a 28 de Agosto de 1975, é filho do famoso cantor português Fernando Tordo. Formou-se em Filosofia e estudou Jornalismo e Escrita Criativa em Londres e Nova Iorque. Atualmente, trabalha como escritor e guionista, depois de ter passado pelo jornalismo.
Para além de ter escrito, em parceria, o guião para o filme “Amália, a Voz do Povo”, ganhou o prémio “Jovens Criadores” em 2001 e o prémio “José Saramago” em 2009 com o livro, “As três vidas”, um dos seus seis romances.
João Tordo inspira-se em escritores tais como Edgar Allan Poe, Herman Melville ou Dostoievski e na literatura de género policial e mistério. Uma das características da sua escrita é escrever “narrativas dentro de narrativas”.
Breve resumo do livro
*A história é narrada pelo protagonista que se mantem anónimo do inicio ao fim do romance.*
Quando, após a morte do seu pai, a sua família atravessa graves dificuldades financeiras, o narrador sente a necessidade de encontrar um emprego para a sustentar, uma vez que tinha uma irmã de 18 e que a sua mãe dependia dele visto que era incapacitada. Surgiu-lhe uma oportunidade irrecusável para trabalhar na Agência MP onde o seu trabalho era responder à correspondência dos clientes do seu patrão e gerir a sua agenda. Para assumir este cargo o jovem de 20 anos teve de “abandonar” a sua família e mudar-se para a casa de António Augusto Millhouse Pascal, o seu novo patrão. Era uma casa isolada no Alentejo e onde a única forma de comunicar era através de