Relatório de laboratório
Introdução 2
Objetivo 2
Pesquisa 2
Parte Mecânica 2
Parte óptica 4
Referências Bibliográficas 5
Introdução
No final do século XVI, Galileu descobriu que se colocasse duas lentes num tubo obteria um aparelho que, olhando de uma das extremidades, permitia a visualização diminuída de objetos distantes – o telescópio. Entretanto, o mesmo aparelho, quando olhado pelo extremo oposto, permitia a visualização de objetos pequenos, invisíveis a olho nu – o microscópio.
No século XVII, com a Revolução Industrial, a tecnologia se torna dominante. Inicia-se então a “revolução científica” e a experimentação começa a possuir um valor muito maior , motivando a construção e o aperfeiçoamento de vários instrumentos dos laboratórios, entre os quais o microscópio.
Além de Galileu, outros cientistas foram bem importantes para o conceito de microscópio. Francis e Zacharias Janssens construiram o primeiro microscópio óptico composto. Anos depois, Hooke aperfeiçoou o microscópio óptico composto de Jansen e examinou um pedaço de cortiça. Obteve como resultado a observação de várias cavidades microscópicas, invisíveis a olho nu, às quais chamou “poros” ou “células”.
Objetivo
Conhecer e aprender sobre o microscópio óptico e suas partes.
Pesquisa O objetivo de utilizar um microscópio é, basicamente, a observação de estruturas microscópicas, invisíveis a olho nu, que são então ampliadas para uma melhor observação destas, evidenciando e revelando seus detalhes . O microscópio mais utilizado é o miscroscópio óptico, cuja invenção permitiu o estudo da citologia. O microscópio óptico pode ser divido em duas partes : parte mecânica e parte óptica.
Parte Mecânica
• Base ou Pé: Placa de apoio do microscópio que assenta sobre a mesa garantindo-lhe estabilidade.
• Coluna ou Braço: Haste vertical ou inclinável, fixada à base, que suporta as restantes partes componentes do microscópio. Parte por onde se pega no microscópio.
• Platina: Plataforma onde se