Relatório de laboratorio
Introdução
Na aula prática realizada no dia 28/05/2012 no Laboratório de Biologia, no âmbito da matéria Biologia celular, foi realizado experimento com a folha de elódea (Egeria densa) e os cloroplastos nela encontrados e os seus movimentos.
Originária da América do sul sendo nativo nos rios Paraná e Paraguai, é uma planta aquática submersa enraizada, multiplica com facilidade por fragmentação do caule, é essa sua principal forma de reprodução. Quando intensamente iluminadas liberam grande quantidade de oxigênio que pode ser observado sob a forma de pequenas bolhas presas às folhas ou se desprendendo e subindo para a superfície.
Os cloroplastos, um tipo de cromoplastos que contém pigmento verde (clorofila), são capazes de absorver a energia eletromagnética do sol e a converterem em energia química por um processo chamado fotossíntese.
Objetivo
Esse experimento teve como principal objetivo a observação de uma folha de Elódea, podendo ser visto os cloroplastos e suas células. Reconhecendo os aspectos da célula vegetal, identificar as principais estruturas que as caracterizam. Observando os fenômenos biológicos que ocorrem na célula vegetal.
Material e métodos
• Microscópio
• Lâminas
• Lamínula
• Folhas de elódea
Com uma pinça foi retirada uma folhinha do ramo de elódea, junto com duas gotas de água, sobre a lâmina cobrindo-a com a lamínula.
Observando a folha com o menor aumento (4x) fazendo desenho esquemático, mostrando aspectos gerais da folha, destacando a nervura central e os pequenos espinhos nas bordas.
Passando para a observação média (10x), desenhando um grupo de células, mostrando como elas se ajustam nas bordas.
Observando no maior aumento (40x) analisando a célula e fazendo um desenho esquemático dela indicando a parede celulósica e os cloroplastos existentes. Ainda no aumento maior foi possível identificar o movimento dos cloroplastos sendo maior de intensidade quando próximos a nervura central. E