[Relatório de Lab Quim 1] 02- PREPARO E PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES
INSTITUTO DE QUÍMICA E BIOTECNOLOGIA- IQB
DISCIPLINA DE QUÍMICA DE LABORATÓRIO 1
ENGENHARIA QUÍMICA
-Nome-
PRÁTICA: PREPARO E PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES
Maceió
2013
Roteiro de Elaboração do Relatório
1. Objetivos
Preparar soluções e aplicar a volumetria de neutralização para a padronização de soluções titulantes.
2. Introdução
O preparo de soluções pode ser praticado por diversas técnicas (separação, diluição, concentração, etc...). No entanto, qualquer erro na elaboração pode ser crítico e influenciar nas contas, assim, alterando o experimento desejado. Logo, são aplicadas técnicas afim de averiguar a concentração, o pH, a massa, etc... da solução obtida. Uma técnica bastante utilizada quando se trabalha com ácidos e bases é a titulação.
A titulação envolve a adição de uma solução, chamada de titulante, colocada em uma bureta, a uma solução que contém a amostra, chamada de analito, colocada em um frasco. Para o contexto ácido-base, no ponto estequiométrico a quantidade de OH- (ou H3O+) adicionada como titulante é igual à quantidade de H3O+ (ou OH-) presente no analito.
Em análise volumétrica, a concentração ou massa da amostra é determinada a partir do volume da solução titulante de concentração conhecida. Qualquer erro na concentração da solução titulante levará a um erro na análise. Sabendo-se qual a quantidade da solução padrão necessária para reagir totalmente com a amostra e a reação química envolvida calcula-se a concentração da substância analisada. Quando a análise visa atingir pH=7, trata-se da volumetria de neutralização.
Quanto a padronização, busca-se “refinar” uma solução a fim de tornar suas amostras em um situação favorável para análise. Para isso, é utilizado métodos de diluição e concentração para atingir tal padrão. Os valores ideais variam de solução para solução.
3. Materiais e Métodos
Materiais