relatório de instalação de elétrica
4.1 – Instrumento Indicador
O coração de um instrumento analógico d.c. é o galvanômetro empregado neste instrumento. O galvanômetro é um elementar dispositivo indicador de corrente. A quantidade de corrente através do galvanômetro é indicada pela deflexão de um ponteiro ao longo de uma escala calibrada.
4.2 – Amperímetro Ideal
Um amperímetro ideal deve apresentar as seguintes propriedades:
Resistência ôhmica nula
Deflexão na agulha diretamente proporcional a intensidade de corrente fluindo através do medidor 100% de exatidão
100% de precisão
Faixa de medição infinita
Sensibilidade ideal de modo que uma variação infinitesimal de corrente implica em um deslocamento perceptível na agulha no ponteiro.
Na prática não é possível se obter um amperímetro que satisfaça estes requisitos, porém o conceito de amperímetro ideal pode ser usado para comparar o desempenho de amperímetros reais. 4.3 – Erro de Calibração
O erro de calibração ocorre em um amperímetro real devido a face do medidor não ser marcada com exatidão (100%), pelo fabricante.
Um exemplo ilustrativo do efeito deste erro é apresentado na figura abaixo, onde um amperímetro ideal indica corretamente os valores de corrente I, enquanto que no amperímetro real tem-se pequenos desvios na leitura da corrente.
I
IDEAL
REAL
1mA
1mA
0,99mA
0,5mA
0,5mA
0,51mA
0,25mA
0,25mA
0,26mA
0mA
0mA
0mA
O erro de calibração geralmente é indicado pela classe de exatidão do instrumento. Desta forma, a imprecisão vai aumentando a medida que a deflexão diminui.
EX: Dado um amperímetro de calibre 1mA e classe de exatidão 3. Determine
a) O erro de calibração
b) O erro percentual para leituras de 1mA e 0,25mA.
A – EC = (3%)1mA = 0,03mA, ou seja, um amperímetro pode indicar qualquer valor dentro da faixa Ireal – 0,03mA < Ireal < Ireal + 0,03mA.
B–
e% = EC / Ireal
Para 1mA
e% =
0,03mA
× 100% = 3%
1mA
e% =