Relatório de inorgânica sobre complexos
Os elementos dos Grupos 3 a 11 são chamados de metais de transição, porque correspondem à transição entre os metais muito reativos do bloco s e os metais pouco reativos do Grupo 12, juntamente com o bloco p.
Os elementos do grupo 12 (zinco, cádmio e mercúrio) não são normalmente considerados metais de transição. Como seus orbitais d estão completos, suas propriedades estão mais próximas das dos metais do grupo principal do que dos metais de transição.
Os elementos do bloco d tendem a perder os elétrons s de valência ao formar compostos. Muitos deles podem perder um número variável de elétrons d e existem vários estados de oxidação. Muitos elementos desse bloco formam soluções com cores características em água.
Um composto de coordenação é um composto eletricamente neutro em que pelo menos um dos íons presentes é um complexo. Os composto de coordenação incluem os complexos nos quais o átomo central de metal é eletricamente neutro. Forma-se um complexo entre um ácido de Lewis ( o átomo ou íon de metal) e um certo número de bases de Lewis (os ligantes).
Os complexos mais comuns tem número de coordenação 4. Existem duas formas comuns com esse número de coordenação. Muitos outras formas são possíveis para os complexos.
2. OBJETIVOS
Este trabalho teve como objetivo relatar sobre a tendência dos íons metálicos de formar compostos de coordenação (complexos metálicos) com íons e moléculas polares neutras que agem como doadores de pares de elétrons para os íons metálicos, assim como estudar os complexos de íons metálicos com amônia, íon cloreto e íon hidróxido e determinar a constante de equilíbrio para a dissociação do íon complexo Ag(NH3)2+.
3. PARTE EXPERIMENTAL 4.1 Materiais e reagentes Materiais: | Reagentes: | * Béquer; * Espátula; * Indicadores: Fenolftaleína, amarelo de alizarina R e Índigo carmim; * Pinça metálica; * Vidro de relógio; * Tubos de ensaio. | * Solução de NH4OH 6 e 15 mol.L-1; * Solução de