relatório de granulometria
1 - Dados iniciais
1.2 - Aparelhagens utilizadas:
Balança com resolução de 0,1% da massa da amostra de ensaio,
Estufa capaz de manter a temperatura no intervalo de (105 ± 5ºC)
Peneiras
Agitador Mecânico de peneiras (facultativo)
Bandejas
Escova ou pincel de cerdas macias
Fundo avulso de peneira
1.2 - Amostras utilizadas: brita e pedrisco
2 - Procedimentos:
2.1 – procedimentos preparatórios:
As amostras que serão usadas no ensaio devem ser deixadas numa estufa capaz de manter a temperatura entre 105°C-110°C por 24h para serem seca. Em seguida deixadas esfria em temperatura ambiente e depois é determinar a massa da amostra.
Encaixar as peneiras, que devem ter sido limpas, de modo a forma um único conjunto de peneiras em ordem crescente da base para o topo. Na base deve ser colocado um fundo de peneira adequado para o conjunto
2.2 - realização do procedimento:
As amostra devem ser colocadas sobre a peneira superior do conjunto, de modo a evitar a formação de uma camada espessa de material sobre qualquer uma das peneiras. Em seguida promover a agitação mecânica do conjunto por um tempo razoável para a separação e classificação prévia dos diferentes tamanhos de grão da amostra. Se não for possível a agitação mecânica do conjunto, classificar manualmente toda amostra uma peneira para depois passar a seguinte. A agitação das peneiras não dever ser inferior a 2 min. Remover o material retido na peneira, escovar os dois a lados da tela para limpa a peneira , considerando o material removido pelo lado interno como retido ( juntar na bandeja) e o desprendido na parte inferior como passante. Determinar a massa de total de material retido em cada uma das peneiras e no fundo do conjunto.
3 - Resultados
Quantidade de material no inicio (g)
500,3
Quantidade de material no final (g)
499,93
Quantidade de material perdido (g)
0,37
Abertura da peneira (mm)
Quantidade de material retido (g)