Relatorio de granulometria
RELATÓRIO - AULA PRÁTICA
GRANULOMETRIA POR PENEIRAMENTO
BELO HORIZONTE 2013
Introdução Todos os solos, em sua fase sólida, contêm partículas de diferentes tamanhos em proporções variadas. A determinação do tamanho das partículas e suas respectivas porcentagens de ocorrência, permite obter a distribuição de partículas do solo que é denominada distribuição granulométrica. Essa análise ou distribuição granulométrica dos materiais granulares, areias e pedregulhos, será obtida através do processo de peneiramento de uma amostra seca em estufa (processos que foram realizados na prática), enquanto que, para siltes e argilas se utiliza à sedimentação dos sólidos no meio líquido. Para solos, que tem partículas tanto na fração grossa (areia e pedregulho) quanto na fração fina (silte e argila) se torna necessária a análise granulométrica conjunta.
Objetivos
Identificar as frações constituintes dos solos grossos e expressálas em porcentagem, obtendo-se assim, a curva granulométrica através dos dados coletados. A distribuição granulométrica será obtida pelo processo de peneiramento (ate a peneira n° 200).
Materiais e métodos
Materiais utilizados: Balança sensível a 0,01g e almofariz Recipiente, cápsulas de alumínio, mão de gral. Escova de cerdas metálicas. Conjunto de peneiras (n°10, n°40, n°200).
Como método para essa prática, foi utilizado o processo de peneiramento. Passos realizados:
1) Retira-se uma amostra de aproximadamente 500 g do solo; 2) Pesagem de todas as peneiras antes da utilização; 3) Antes de começar o peneiramento foram desmanchados os torrões de solo no almofariz com o auxilio da mão de gral. 4) Colocou-se no topo das peneiras o solo fragmentado, realizando em seguida o peneiramento, fazendo movimentos circulares. 5) Após esse processo, foi feito a pesagem de cada peneira com o material retido. 6) Cálculos: -