relatório granulometria
DEPARTAMENTO DE CIENCIA DOS ALIMENTOS
LABORATORIO DE OPERAÇOES UNITÁRIAS 1 (GCA116)
ANALISE GRANULOMÉTRICA
LAVRAS
2013
INTRODUÇÃO
O ensaio de granulometria é utilizado para determinar a distribuição granulométrica de um pó, ou em outras palavras, a porcentagem em peso que cada faixa especificada de tamanho da amostra representa na massa seca total utilizada para o ensaio. Trata-se de uma das operações de separação mecânica mais simples.
O método mais comum de exprimir as dimensões das partículas é o das peneiras padronizadas. As peneiras são empilhadas de modo que cada peneira tenha aberturas menores que aquela acima. Sob a última peneira há uma bandeja cega. As peneiras padronizadas da série Tyler são as mais utilizadas.
Em escala industrial grande quantidade de partículas e pó, que não são uniformes, principalmente quanto ao tamanho, são manuseados nos mais diferentes e diversos processos. Nesses processos é de grande importância o conhecimento do comportamento deste material particulado, sendo frequentemente necessário definir o sistema particulado como um todo.
Assim, em lugar de um único tamanho de partícula, tem-se a necessidade de se conhecer a distribuição de tamanho de partículas, através da qual é possível definir diâmetros “médios” que possam representar o comportamento de todos os tamanhos do material particulado em estudo. Para que os dados obtidos no experimento tenham uma faixa de precisão adequada, faz-se interessante a prévia da faixa granulométrica a se trabalhar. A analise granulométrica é aplicada no processamento de materiais cerâmicos , através da caracterização da argila a qual é a matéria prima de maior importância para o processamento da cerâmica, e para que possa ser utilizada para fins industriais é necessário identificar o tipo e as propriedades da mesma, por essa ser composta por um conjunto de minerais compostos, principalmente de silicatos de alumínio