Relatório de granulação
Este relatório tem como objetivo relatar passo a passo os ensaios para determinação de grão austenítico realizados em sala de aula, bem como descrever os métodos utilizados nesse processo.
II.Introdução
O tamanho de grão tem grande influência nas propriedades mecânicas dos materiais metálicospor isso é de grande importância o seu estudo. Os métodos de ensaio que determinam o tamanho da granulação são regidos pela norma ASTM E112 e são procedimentos padronizados de medição. Existem três métodos de avaliação de tamanho de grão: Avaliação comparativa por quadros, Métodos de contagem de grãos e o Método dos Interceptos. Para a elaboração desse relatório foi utilizada a comparação por quadros, pois permite boa avaliação sem que ocorram erros significativos e é bem mais rápido.
III.Métodos de Ensaio
Os dois métodos de ensaio utilizados foram o Método de Cementação/McQuaid–Ehn e o Método da Oxidação.
III.1.Método de Cementação/McQuaid–Ehn
-Utilizado para aços ao carbono com até 0,45% de C e para aços ligados com até 0,60% de C.
-Inicia-se com a extração de um corpo de prova no formato cúbico.
-Em seguida deve-se envolver o corpo de prova em uma mistura carbonetante formada por 60% de carvão vegetal e 40% de carboneto de bário, e colocar tudo em uma caixa metálica.
-Aquecer a caixa a temperatura de aprox. 925°C durante 8 horas ou até obter uma camada de aprox. 1,25mm de profundidade.
-Resfriar a caixa lentamente e em seguida preparar o corpo de prova.
Preparação do corpo de prova
A preparação do corpo de prova consiste nos seguintes passos:
Remover uma das faces (aprox. 2 mm de profundidade).
Lixar a peça (220/320/400/600).
Polimento (Alumina ou pasta diamantada).
Aplicar reagente (Nital 3% ou Picral 4%).
- Realizar a análise em microscopia.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
III.2.Método da Oxidação.
Esse método não possui