Relatorio de Extrusão
GEÓRGIO DANTAS
GILVAN NASCIMENTO
ADITIVOS PARA MATERIAIS PLÁSTICOS
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2013
FÁBIO SILVA
GABRIEL BORGES
GEÓRGIO DANTAS
GILVAN NASCIMENTO
LENNON GOLÇALVES
ÍCARO LIMP
GRANULAÇÃO POR VIA ÚMIDA
Relatório elaborado para fins de avaliação parcial do Curso Técnico em Plástico, sob orientação do Professor Henri.
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2013
RESUMO
Este relatório tem como objetivo descrever o processo de extrusão de grânulos por via úmida, realizado na oficina da Escola SENAI “Mario Amato”, sob a supervisão do Professor Henri, com a finalidade de conhecimento e aprendizagem do processo.
SUMÁRIO
1 Introdução
2 Componentes da Máquina Extrusora 2.1 Funil de Alimentação 2.2 Motor 2.3 Resistências Elétricas 2.4 Cilindro e Rosca de Plastificação 2.5 Cabeçote e Matriz 2.6 Sistema de Controle de Velocidade
3 Processo de Granulação Via Úmida
4 Parâmetros da Maquina Extrusora
1 INTRODUÇÃO
Este processo consiste em colocar o material plástico já moído e livre de umidade na extrusora, onde o mesmo será aquecido através das resistências elétricas a uma temperatura pré-ajustada, passando pelas zonas de alimentação, compressão, dosagem e fieira (cabeçote).
2 COMPONENTES DA MÁQUINA EXTRUSORA
Basicamente a extrusora é formada pelos seguintes componentes: - Funil de Alimentação. - Motor. - Resistências Elétricas. - Cilindro e Rosca de Plastificação. - Cabeçote e Matriz. - Sistema de Controle de Velocidade.
2.1 Funil de Alimentação
É o depósito de material granulado a ser processado. Deve ser mantido sempre tampado para evitar que impurezas contaminem o material granulado.
2.2 Motor
A função do motor é girar a rosca na velocidade