relatório de geologia
Camadas de material argiloso também se comportam como aquiclude, pois possuem grande porosidade e baixa permeabilidade. Só que neste caso a água não consegue fluir porque os diâmetros dos poros são muito pequenos e a força de atração entre as moléculas de água e as partículas argilosas é suficientemente grande para evitar a ação da força de gravidade. A água só poderá se mobilizada se alguma pressão for exercida sobre a camada argilosa, que é o que acontece na diagênese e no metamorfismo.
Um aquitardo é uma formação geológica que, embora possa armazenar quantidades importantes de água, é de natureza semipermeável e portanto transmite água a uma taxa muito baixa - o que inviabiliza o seu aproveitamento a partir de poços e/ou furos de captação de água.
Trata-se portanto de rochas capazes de armazenar e transmitir águas subterrâneas, embora a possibilidade de sua exploração econômica seja inferior à dos aqüíferos; estes podem não só armazenar mas também transmitir água, já que o material de origem é permeável. Entretanto, em determinadas condições, os aquitardos podem ser muito importantes para a recarga vertical dos aqüíferos.
Um aquifugo é uma formação geológica impermeável que não armazena nem transmite água. Como exemplo deste tipo de formações temos um calcário não carsificado nem fracturado ou um granito sem fracturas. São formações geológicas sem capacidade para armazenar água.