historia continuada
A História Continua, Georges Duby
A HISTORIA CONTINUA…
A obra de Georges Duby: “a História Contínua”, destaca vários aspectos importantes. Inicialmente as abordagens estão voltadas a história do autor enquanto professor cuja preocupação estava basicamente voltada para a tese de doutorado. Entretanto, o problema a princípio reside na escolha do tema, aspecto ou elemento fundamental para realização de qualquer pesquisa. Nesse sentido no primeiro momento ele trata dos fatores relacionados a pesquisa histórica. O objeto de estudo é destacado como um dos elementos de suma importância para o desenvolvimento de uma pesquisa.
Ainda enfatiza as questões referentes ao levantamento de dados, a seleção dos conteúdos para construção do trabalho a ser realizado. Vale salientar que a investigação é algo constante na vida deste historiador uma vez que busca encontrar respostas para seus questionamentos.
Pode-se dizer que a investigação e a qualidade da produção depende dos documentos disponíveis para o êxito da pesquisa.
O historiador busca uma realidade concreta, no entanto, o que dificulta muitas vezes são os recursos materiais, haja visto que é comum nos casos de pesquisa o pesquisador depara-se com dados consistentes e muitas vezes com fontes menos confiáveis. O autor apresenta a grosso moda a história do pesquisador e o caminho percorrido pelo historiador na busca de encontrar elementos para construção de uma verdade.
Em seguida mostra o direcionamento da pesquisa histórica, o caminhar depende das informações, ou seja das fontes materiais que se pode encontrar. É possível dizer que as ferramentas do historiador não diferem muito de outras profissões; na realidade a pesquisa possibilita aprofundar conhecimentos, analisar, criticar e rever as fontes que seja documentais, depoimentos orais, textos