Estudos correlatos
Para propósito desse estudo fez-se necessário realizar um levantamento com a finalidade de identificar os trabalhos acadêmicos relacionados aos professores iniciantes que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental. Inicialmente foi realizado o levantamento bibliográfico completo no Banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Algumas palavras chaves foram utilizadas para facilitar a busca de dissertações e teses: professores de História, formação de professores, professores iniciantes e professores iniciantes de História. Essa busca no banco de dados abrangeu o período compreendido entre os anos 2010 e 2012.
Foram encontrados entre dissertações e teses 4310 trabalhos referentes à formação de professores, 717 trabalhos relacionados a professores de História, 14 relacionados aos professores Iniciantes e nenhum correlacionado aos professores Iniciantes de História nas séries finais do Ensino Fundamental.
Foi realizado também levantamento relacionado aos trabalhos apresentados no IV Congresso sobre o Professorado Principiante e Inserção Profissional à Docência, ocorrido na cidade de Curitiba em fevereiro de 2014. Observando que a temática desse congresso aborda o professor iniciante, considerou-se apenas os trabalhos onde o título referia-se ao professor iniciante. Dos 197 trabalhos apresentados no congresso, 45 versaram sobre o professor iniciante e nenhum trabalho relacionado ao professor iniciante de História nas séries finais do Ensino Fundamental.
Inicialmente esse levantamento aponta o interesse em pesquisar à inserção à docência, mas, de um modo generalizado. Percebe-se assim, a existência do espaço que há para o aprofundamento em estudos cujas discussões incidam sobre a temática do professor iniciante de História.
Do levantamento realizado foram selecionadas quatro pesquisas que se aproximaram do objeto desse estudo com ênfase aos que apresentaram