Relatório de geologia
A estrutura interna do planeta terra, esta definida por basicamente três camadas, a mais interna chamada núcleo, acredita-se ser formada por metais,ferro e niquel, em altas temperaturas e pressão. A camada intermediária denominada manto, é uma camada viscosa localizada logo abaixo da crosta, formada por vários tipos de rochas em uma alta temperatura, essa mistura de materiais fundidos e sólidos recebe o nome de magma. E a camada mais superficial e sólida é a crosta, é formada principalmente por 3 tipos de rochas as sedimentárias, magmáticas e metamórficas, esta quebra-se em “placas tectônicas” que basicamente se locomovem em relação uma às outras. Tal dinamismo interno da terra pode manifestar-se através de deformações na crosta terrestre, afetando a forma e o volume das placas tectônicas.
Figura - Camadas internas do planeta terra
Alguns tipos de movimentos das placas tectônicas serão observadas neste experimento. São estes:
Limites transformantes (“placas transformantes”): As placas em questão deslizam lateralmente uma em relação à outra, o atrito é tão grande que há a criação falhas e a deformação nestes locais é tão grande que ocorrem terremotos periodicamente nestes locais. Um exemplo é a falha de San Andreas, EUA.
Movimentos convergentes: As placas se chocam, podendo formar uma zona de subducção se uma placa de menor densidade mergulha sob outra podendo formar vulcões, ou podendo formar cadeias montanhosas se estas apenas se chocarem e se comprimirem. Um exemplo é o que ocorre com a placa andina, na América do Sul.
Movimentos divergentes: As placas se afastam, formando aberturas que são preenchidas pelo magma do interior da terra. Um exemplo é a Dorsal do Atlântico.
Figura - Tipos de movimentos
OBJETIVOS
Pretende-se com o presente experimento tomar conhecimento sobre o processo de formação de estruturas e deformações rochosas e observar o que