Relatório de Física
CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
DISCIPLINA: FÍSICA II
RELATÓRIO SOBRE O EXPERIMENTO QUE COMPROVA A LEI DE PASCAL
Pressão é a força a que um objeto está sujeito dividida pela área da superfície sobre a qual essa força age. O princípio de Pascal diz: A pressão aplicada em um fluido dentro de um recipiente fechado é transmitida, sem variação, a todas as partes do fluido, bem como as paredes do recipiente.
A seringa 1 foi conectada a seringa 2 por meio de uma mangueira, de modo que a conexão ficasse completamente vedada. A mangueira e a seringa 1 (menor) foram preenchidas com água.
Ao realizar o experimento pode-se perceber que a força aplicada na seringa 1 para transferir seu volume de água à seringa 2 é menor do que a força aplicada na seringa 2 para transferir o mesmo volume de volta para a seringa 1. Isso acontece por que a área de contato do embolo com o líquido é menor na seringa 1, resultando assim em uma pressão maior, pois, a pressão depende da força aplicada (grandezas diretamente proporcionais) e da área em que essa força está sendo aplicada (grandezas inversamente proporcionais).
A pressão aplicada pelo embolo na superfície do liquido em que ele tem contato é igual à pressão aplicada em todo líquido e nas paredes do recipiente de acordo com o princípio de Pascal. Sendo assim, a mesma força realiza pressões diferentes em ambas as seringas, sendo que a pressão na primeira seringa é maior do que na segunda, devido à área do seu êmbolo ser menor. Então, a força necessária para transferir o liquido da seringa 1 para a 2 é menor do que a força necessária para transferir o liquido da seringa 2 para a 1.
Esse princípio é utilizado nos elevadores hidráulicos, onde uma pequena força aplicada à uma pequena área de um pistão é transformada em uma grande força aplicada à uma grande área de outro pistão. Se um carro está sobre o grande pistão ele pode ser levantado aplicando-se uma