relatório de física
Física e Química A
Ano letivo: 2012/2013
AL 1.2. Síntese do Sulfato de tetra-aminocobre(II) mono-hidratado
Autores:
Datas de realização: 11 e 18 de Abril de 2013
Introdução Teórica
O mundo natural é cheio de cor. Todas as cores são o resultado da interação dos materiais com luz visível. Algumas, como o azul do céu ou as cores do arco-ìris, são produzidas pela dispersão ou refração da luz. A Química produz muitas substâncias com cores variadas e associadas, normalmente, a substâncias designadas por sais complexos, também conhecidos por compostos de coordenação, os quais têm desempenhos importantes na vida de plantas e de animais, na indústria, na agricultura, na medicina… Uma dessas substâncias é o sulfato de tetra-aminocobre (II) mono-hidratado, de cor azul-escura, cuja síntese é um dos objetos deste trabalho.
A síntese do sulfato de tetra-aminocobre (II) mono-hidratado pode ser traduzida pela equação:
As reações químicas podem ser classificadas quanto à natureza da reação. Assim, estas podem ser de síntese ou de decomposição. As reações de síntese são aquelas em que duas substâncias se combinam, dando origem a novas substâncias isto é, em que ocorre um fenómeno no qual há quebra de ligações químicas nos reagentes e formação de outras ligações, dando origem a novas espécies.
Foi a partir de 1828, data em que o químico alemão Friedrich Wholer (1800-1882) obteve um substância orgânica, a ureia, que se deu o grande desenvolvimento das reações de síntese, produzindo-se, a partir daí, milhões de novos compostos que visam satisfazer as mais variadas necessidades da sociedade atual. Deste modo, as sínteses têm como objetivos principais a obtenção de novos produtos com propriedades mais acentuadas do que as existentes naturalmente, a obtenção de compostos com propriedades que não se encontram nos produtos naturais e obter quantidades muito superiores àquelas que é