Relatório de Física - Paquímetro
A física está baseada na medição das grandezas físicas utilizadas para descrever as mudanças que ocorrem no universo. Cada grandeza é medida como múltiplo de alguma unidade (metros, segundos, quilômetros por hora…). Todas as unidades usadas podem ser expressas como combinações de algumas unidades fundamentais.
Neste trabalho vamos utilizar as medidas escalares, o resultado de qualquer processo de medição de uma grandeza escalar é expresso por um número real. Para se efetuar medidas é necessário escolher uma unidade padrão para cada grandeza física.
Neste relatório será apresentado um instrumento de medição precisa em objetos pequenos e de superfície esférica, chamado de paquímetro. Em que suas características e modos de ser utilizados serão descritos, e com um exemplo executado no laboratório de física para melhor entendimento.
2 Objetivos
O objetivo do relatório é expor uma aula prática que tivemos no laboratório de física, o foco principal dos nossos experimentos, foi trabalhar com a medição da esfera (bola de gude) utilizando o paquímetro para as tais medições. Com isso podemos observar como as medições podem conter erros, observando que as medições podem variar. O objetivo é fazer com que os futuros engenheiros se habituem a fazer essas “novas” medições.
3 Teoria
O paquímetro é um instrumento de medida de comprimento muito utilizado em laboratórios e em oficinas mecânicas onde também é conhecido como calibre. Entre seus principais usos podemos citar medidas de diâmetros de vergalhões, diâmetros internos, profundidades, etc.
O paquímetro (Fig. 1) consta usualmente de uma haste metálica com duas esperas fixas (1 e 7), um cursor móvel com esperas (2 e 10), nônio ou vernier (11) e uma haste (14).
Figura 1. Elementos do paquímetro: 1, 2, 7 e 10: esperas; 3: nônio ou vernier superior (polegada); 4: trava; 5: corpo móvel; 6: escala superior (graduada em polegadas); 8 e 9: esperas internas; 11: nônio ou vernier inferior (cm); 12: