Relatório de fungos e alimentos
ALIMENTOS E FUNGOS
GRUPO 5 – 1º MQ
GISLAINE DE SOUZA RINCÃO Nº 12
TÉCNICO EM QÍMICA
TÉCNOLOGIA
PROFESSOR: TIAGO PEREIRA DE SOUZA
25 DE FEVEREIRO DE 2013
1. OBJETIVO Observar a criação e a proliferação de fungos em alimentos e quais os tipos de armazenamentos que contribuem para o aparecimento de fungos.
2. INTRODUÇÃO Para conservar os alimentos é de extrema importância sabermos como armazenar corretamente, pois há milhares de microorganismos presente no ar que está à espera de um alimento e de um lugar propicio para se desenvolver. Um desses microorganismos é o fungo. Na natureza há diferentes tipos de fungos. Podemos dizer que eles são uma forma de vida bastante simples. Com relação às diferenças, existem aqueles que são extremamente prejudicais para a saúde do homem, causando inúmeras enfermidades e até intoxicação. Encontramos também os que parasitam vegetais mortos e cadáveres de animais em decomposição. Temos também os que são utilizados para alimento e até aqueles dos quais se podem extrair substâncias para a elaboração de medicamentos. Alguns fungos vivem dentro ou sobre organismos vivos (animais ou vegetais), deles retirando seus alimentos, absorvem nutrientes em vez de ingeri-los, secretando enzimas digestivas onde se desenvolvem. Essas enzimas quebram as moléculas grandes em moléculas suficientemente menores para serem absorvidas pelo fungo. Por essa razão, os fungos crescem dentro ou sobre os alimentos (RAVEM, 2001).
3. PARTE EXPERIMENTAL
3.1.) Materiais e Reagentes Utilizados:
5 copos plásticos
Filme plástico
Colher de sopa
Panela pequena
Bico de bulsen
3.2.) Materiais e Reagentes Utilizados:
Amido de milho
Óleo de cozinha
Vinagre
Água da torneira
3.3.) Periculosidade dos Reagentes Utilizados: O vinagre é uma solução de ácido acético de 4-6 % e também conhecido como ácido acético impuro. O vinagre é muito ácido e pode causar irritação no estômago,