relatório de fisica
O relatório foi elaborado com base na observação dos resistores
Usando os equipamentos adequados foi possível fazer as medidas corretamente, foi observado o comportamento do resistor quando inserido nele uma diferença de potencial, ou seja, uma corrente elétrica inserida no sistema.
A diferença de potencial é o que conhecemos como tensão. A variação da tensão aplicada ao sistema é que nos possibilita observar o funcionamento do resistor.
A resistência elétrica possui como unidade ohm. Causam uma queda de tensão em alguma parte de um circuito elétrico, porém jamais causam quedas de corrente elétrica. Isso significa que a corrente elétrica que entra em um terminal do resistor será exatamente a mesma que sai pelo outro terminal, porém há uma queda de tensão. Utilizando-se disso, é possível usar os resistores para controlar a corrente elétrica sobre os componentes desejados.
Estudando a Lei de Ohm observamos que a corrente, em um circuito, é diretamente proporcional a voltagem aplicada e inversamente proporcional a resistência, isto é, quanto maior a tensão aplicada maior a corrente.
2 MATERIAIS UTILIZADOS
1) Fonte;
2) Painel acrílico para Associação de Resistores;
3) Cabo banana-banana;
4) Voltímetro.
3 FUNDAMENTOS TEÓRICOS
Para compreensão do assunto é importante o conhecimento do conceito ao que se relaciona com o experimento.
A Corrente Elétrica, consiste no movimento ordenado de cargas elétricas, através de um condutor elétrico.
Há dois tipos de corrente elétrica:
Corrente contínua - gerada por pilhas e baterias;
Corrente alternada - gerada por usinas que transformam qualquer tipo de energia em elétrica, a qual chega até nossas casas. A corrente elétrica que circula através dos resistores, pode transformar energia elétrica em energia térmica, sob efeito joule.
O Condutor é todo material que permite a mobilidade fácil dos elétrons, sendo os melhores condutores os metais. É dito por isolante o material não condutor.