Relatório de Fisica Lei de Ohm
Objetivo
Lei de Ohm
Por volta do século XIX um físico alemão chamado George Simon Ohm, através de experimentos, verificou que havia resistores que a variação da corrente elétrica era proporcional à variação da diferença de potencial. Ohm realizou diversas experiências com condutores variados, aplicando sobre eles várias intensidades de voltagens. Ele então percebeu que nos metais, a relação entre a corrente elétrica e a diferença de potencial se mantinha sempre constante. Assim, Ohm elaborou uma relação matemática que diz que a voltagem aplicada nos terminais de um condutor é proporcional à corrente elétrica que o percorre, matematicamente mostrada em:
V=RxI
Esta lei é válida para certas faixas de temperaturas e de campo elétricos aplicados. Os resistores que obedecem a esta fórmula são chamados de resistores ôhmicos, pois obedecem à lei de Ohm dentro dos limites de tensão aplicados no local do circuito ao qual compõe. Alguns dispositivos à base de semicondutores, como diodos e transistores não são ôhmicos.
Nesses resistores a corrente elétrica (I) é diretamente proporcional à voltagem (V) aplicada. Consequentemente o gráfico V versus i se torna uma linha reta, cuja inclinação é igual o valor da resistência elétrica do material, a figura 1 mostra o gráfico genérico de V versus I:
Figura 1: Gráfico genérico de um resistor ôhmico.
Essa experiência tem como finalidade então, comprovar a veracidade desta lei.
1
2
Materiais Utilizados
- Resistores
- Multímetro Digital
- Fonte de Tensão Ajustável
- Placa de Circuito
3
Procedimento Experimental
Primeiramente foram selecionados três resistores e calculadas suas resistências máximas e mínimas com auxílio do código de cores. Em seguida aferiu- se a exata resistência através do multímetro (desempenhando a função de ohmímetro), os resultados obtidos foram anotados em uma tabela.
Com o multímetro (agora desempenhando a função de voltímetro) a tensão da fonte foi