Relatório de Fisica 3
BARRETOS
OUTUBRO DE 2014
1 INTRODUÇÃO
Uma superfície é chamada de equipotencial, quando escolhida de modo a que todos os pontos tenham o mesmo potencial. Uma linha de tal superfície é conhecida como linha equipotencial. As superfícies equipotenciais são sempre perpendiculares às linhas de força.
Se em um sistema eletrostático, as linhas equipotenciais podem ser desenhadas, então as linhas de força podem ser construídas, uma vez que estas últimas são perpendiculares às superfícies equipotenciais.
Linha de campo é um lugar geométrico definido por um campo vetorial e um ponto de começo dentro do campo. São úteis para visualizar campos vetoriais, que seriam de outra maneira, difícil de descrever.
As equipotenciais podem ser traçadas ligando um conjunto de pontos que possuem o mesmo valor de potencial, os quais podem ser determinados utilizando um voltímetro convencional. Uma vez traçado um conjunto de linhas equipotenciais, as linhas de campo podem ser encontrada trançando-se linhas perpendiculares às mesmas.
Para esse experimento, foram propostas algumas situações, e de acordo com a definição de linhas de campos, esperamos que sejam das seguintes maneiras de acordo com cada situação simulada.
Situação 1
Situação 2
Situação 3
Situação 4
2 OBJETIVO
O objetivo deste trabalho foi mapear as superfícies equipotenciais de diferentes configurações e traçar as linhas de campo.
3 MATERIAIS E MÉTODOS
Cuba acrílica;
Cabos de fios positivos e negativos;
Placa;
Voltímetro;
Conector de ponte móvel;
Caneta;
Folhas sulfite.
4 PROCEDIMENTO
Utilizou-se um voltímetro para calcular a tensão, ligou-se o cabo positivo e negativo na rede elétrica e da rede até a placa, depois pegou-se o fio negativo do voltímetro e ligou-o na placa com o fio negativo da rede.
Já o fio positivo do Voltímetro foi ligado a um conector da ponte móvel ao