Relatório de Exames de Análises clinicas
O ácido lático ou lactato é um intermediário do metabolismo dos carboidratos, sendo o principal metabólito do glicogênio em anaerobiose. O exame de sangue lactato serve para avaliação de acidose láctica; miopatias ou desordem muscular. Níveis de lactato elevados no sangue ocorrem em Anoxia devido a choque, parada cardíaca congestiva, intoxicação e deficiência de tiaminas; o lactato é medido em unidades de tratamento intensivo. A determinação de lactato muscular é usada para avaliação da variação do metabolismo em treinamento de atletas.Os valores normais ou de referência no resultado do exame de sangue devem ser entre 4,5 A 19,8 mg/dL, mas pode variar dependendo dos valores que cada laboratório adotar. Caso seu resultado esteja fora desta faixa de referência o seu médico vai fazer uma correlação com os dados clínicos para chegar a um diagnóstico ou também pode ser acompanhando de um tratamento.
Valores alterados podem ser encontrados em alguns casos.
Quando encontrado valores altos ou aumentados pede ser por: intoxicação por etanol, choque, doença hepática, sepse, cetoacidose diabética, exercício físico, hipóxia, deficiência de frutose 1, 6 difosfatase, deficiência de piruvato desidrogenase, defeito no metabolismo da biotina, estados inflamatórios, doença cardíaca congestiva, desidratação, hipoperfusão tecidual regional, doença de estoque do colágeno tipo I, uso de medicamentos (biguanidas, salicilatos, barbitúricos), glicogenoses congênitas, anomalias do metabolismo de ácidos graxos e aminoácidos.No líquor níveis elevados de ácido lático são encontrados na meningite causada por bactéria, ao contrário da meningite causada por vírus, níveis normais são usualmente encontrados.
DHL desidrogenase lática
Desidrogenase Lática tem aplicação em várias situações, é uma enzima que se eleva quando ocorre um dano na célula do organismo.
Encontramos resultados do teste DHL alterado com valores aumentados em condições como: hepatites, alguns