relatório de estágio
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
1. Relato da Vivência da Prática de Estágio com Fundamentação Teórica:
A Escola Municipal integrante do sistema municipal de educação pública , é a instituição que permitiu a realização do estágio supervisionado em suas dependências, disponibilizando o horário vespertino para a aplicação do mesmo, ocorrida durante 66 dias, por 04 horas por dia, totalizando 250 horas
Tendo em vista a impossibilidade prática de trabalharmos com a totalidade do corpo escolar, escolhemos trabalhar com os alunos (e respectivos pais) do 7°ano do Ensino Fundamental II Vespertino.
A Escola Municipal Chagas Guedes tem seu funcionamento de forma regular nos dois horários em que são ministradas as aulas: matutino e vespertino. Conta com um grupo de professores e coordenadores que trabalham em sintonia para a manutenção da ordem e qualidade do ensino fornecido aos alunos.
O aprendizado das crianças é favorecido com a dedicação exclusiva dos professores, bem como a assistência dos coordenadores da escola e demais funcionários, que possibilitam um ambiente calmo e afetuoso, lugar ideal para que os alunos tenham seu desenvolvimento cognitivo explorado com sucesso.
Após serem realizadas as medidas de higienização, são servidos os lanches produzidos pelas merendeiras da escola. Em seguida, os alunos são liberadas para o recreio, um dos momentos preferidos dos alunos, pois é o espaço de brincadeiras, diversão e atividades lúdicas. Também é o momento do interagir com outros colegas e com os serventes da escola, em que brincar, pular e correr é permitido sem muitas restrições e proibições.
A instituição analisada propicia um ambiente fundamental para que as relações interpessoais sejam sadias e correlacionadas. Desse modo, a relação funcionário/aluno, aluno/professor, aluno/aluno, pais/escola bem-estruturada permite uma melhor interação entre as diversas esferas do cenário