Relatório de estágio
Após uma carreira de sucesso em vários setores, o Sr. Jóduei Scharnovski enxergou uma oportunidade de negócio única em Goiânia: a abertura de um restaurante de comida mexicana na cidade. Além de enxergar tal oportunidade, o empreendedor viu que era necessário um staff de peso para que o negócio desse certo. Sendo assim, contratou o Sr. Ângelo Carlos, chef renomado na cidade, para a criação de um cardápio inovador, saboroso. Juntamente com o chef, o empreendedor constatou a necessidade de fazer uma consultoria para a melhor escolha para implantar o negócio. Sendo assim, escolheu o Setor Oeste, local no qual se tem instalado vários restaurantes e bares na cidade de Goiânia. Após mais de três anos de existência, o Sr. Jóduei Scharnovski credita tal sucesso pela busca incessante de qualidade em todos os setores da empresa, seja a limpeza do estabelecimento até o fechamento da conta de um cliente.
CAPÍTULO I – CARACTERIZAÇÃO DO NEGÓCIO
Espeitx (2004) relata a cultura alimentar como um complexo emaranhado de técnicas e representações sobre o que, quando, como, onde, com quem e por que se come, destacando também as influências do ambiente onde se vive.
Para entender as transformações que os restaurantes tiveram conforme o tempo, é preciso observar desde o seu surgimento. Spang (2000) relata que, no século XVIII o espaço social urbano que conhecemos com a definição da palavra restaurante nasce, e, na realidade, começa com um caldo restaurativo, o restaurant. Este caldo de carne francês era servido em estabelecimentos não para os que tinham fome, mas para aqueles considerados de estômago sensível, pessoas “enfraquecidas, que tinham perdido o apetite, sofriam de paladar embotado e eram fracas de peito”. Strong (2002) conceitua essa preocupação com a saúde das pessoas “fracas do peito” tinham seu conceito na alimentação renascentista e medieval baseada na dietética, ou seja, na preocupação de cuidar da saúde através “de um