Relatório de estágio
Tivemos como objetivos: analisar reflexivamente a atuação docente; vivenciar a prática de ensino, estabelecendo relações entre a teoria e a prática; analisar as interações que o professor realiza com os alunos; perceber a sala de aula como espaço de produção do conhecimento, e ainda, favorecer a construção da identidade do estagiário, Vale ressaltar que se privilegiou observar as atividades desenvolvidas pela coordenação que focalizavam o trabalho de educação continuada junto ao professor, viabilizando sua autonomia.
Justifica-se a escolha desse foco, porque durante minha observação do estágio pude perceber que a Educação Continuada era o foco da nova coordenação para superar os problemas da instituição. Para tanto, adotou-se como fundamentação teórica autores que se dedicaram a esse tema: Alarcão (1998) que trabalha a formação continuada como instrumento de profissionalização. Tavares (1991) que contribuiu acerca da realidade e das perspectivas na formação continuada dos professores. Já Ferreira (2003), em seu eixo de formação continuada e gestão da educação, ressaltando a importância da gestão docente no fazer da educação. Marim (2000) trazendo uma contribuição significativa na compreensão dos fazeres na educação continuada do professor.
Pelas características que contemplam o estágio supervisionado, optou-se pela observação participante, na medida em que houve oportunidade de observar, participar e co-participar das atividades desenvolvidas em sala de aula e na sala de coordenação.
Este relatório está organizado em dois capítulos, cujos títulos são: Capítulo I - O estágio em desenvolvimento. Capítulo II - Articulação