Relatório de estágio
Este relatório tem como objetivo deste relatar uma proposta de intervenção na aula de Biologia desenvolvida no 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Magalhães Carneiro, na cidade de Silvianópolis-MG. Percebemos então que nas aulas sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis ministradas pela professora aos alunos, os alunos sentiam certa dificuldade na assimilação de um conteúdo onde a nomenclatura era diferenciada e complicada e, além disso, as ilustrações do livro que acompanhava a matéria não eram práticas nem precisas, eles ansiavam por mais informações a respeito.
O projeto foi aplicado em uma aula, no dia 10 de maio de 2011. Este texto apresenta a análise dos resultados que foram obtidos após a aplicação do projeto de intervenção. Antes da discussão dos resultados, apresentamos as condições gerais de produção do ensino-aprendizagem na escola e as condições de produção do ensino-aprendizagem de Biologia (Segunda Seção), que amparam o processo de confecção do projeto de intervenção. No final deste trabalho temos as conclusões gerais sobre a aplicação da proposta.
2 CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MANEIRA GERAL
O estado de conservação da escola é bom, recentemente reformada.
Contém no total 10 salas. O acervo da biblioteca de acordo com o diretor é bom, pois atende a expectativa e necessidade dos alunos, não havendo reclamações. A escola possui um laboratório de informática e um laboratório de ciências, ambos bem equipados. Possui recursos audiovisuais: uma TV, uma DVD,dois reto projetores e um data show. O número de alunos matriculados regularmente é 370 (aproximadamente), possuindo no total 25 funcionários, já incluso os 15 professores. As séries abrangidas são Ensino Fundamental Completo, Ensino Médio Completo e também o EJA(educação de jovens e adultos), e funciona nos turnos matutino, vespertino e noturno. Em média o número de alunos por sala é de 25 à 42 alunos,sendo 30 alunos no EJA. O