Relatório de estágio
1 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO 2
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 2
3 OBJETIVOS 4
4 METODOLOGIA 5
REFERÊNCIAS 5
1 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO Este relatório de estágio apresenta de maneira objetiva e simplificada, o tema Gestão do Almoxarifado que é de grande relevância para a empresa Transalvador (Superintendência de Transito e Transporte do Salvador), situada na Avenida Vale dos Barris nº 501, Barris, Salvador – BA, CEP. 40.070-055, inscrita sob CNPJ 10.603.491/0001-19, esta Superintendência abriga numa mesma estrutura as áreas de Trânsito e Transporte do Salvador, abordando a importância da gestão de almoxarifado para atuar de maneira eficaz ocasionando um rigoroso controle do fluxo de entradas e saídas de materiais.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A gestão de almoxarifado é entendida como a aplicação de conhecimento, capacidades, ferramentas e técnicas aplicadas às atividades da organização para atender ou ultrapassar as perspectivas das gestões hierarquicamente superiores e bem como os setores solicitantes dos materiais. Ela tem uma importante tarefa, pois disponibiliza subsidio para que as organizações entendam que o setor de compras, material e patrimônio são como um volante na mão de um guia para uma empresa pública.
Numa empresa pública, onde os recursos são limitados, é de vital importância apresentar baixos custos de armazenamento não desprezando também a questão da maneira que os materiais são armazenados, movimentados e por fim dado ás devidas baixas em seus respectivos sistemas. Todos nós somos capazes de avaliar os transtornos que as questões políticas trazem para o setor de compras, que é quem dá “oxigênio” ao almoxarifado. No entanto, não podemos deixar de estabelecer uma conduta, capaz de defender mesmo que minimamente, a questão de suprir as unidades daquilo que necessitam.
Na administração de materiais e mesmo genericamente, o almoxarifado atualmente é conceituado como um importante setor das empresas sejam estas