Aquecimento global
Lívia Medeiros da Silva Bastos
Profº Robert W. Gonçalves
Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI
Licenciatura em Biologia – Estágio I
23 de novembro de 2011
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho objetivou vivenciar as concepções das práticas pedagógicas do aluno de Ciências Biológicas da UNIASSELVI, vivenciada no quinto semestre do curso ,como cumprimento da carga horária necessária da grade do curricular. O tema: A Educação Ambiental no ensino de ciências com ênfase no Aquecimento Global almeja influenciar o aluno a sentir- se responsável pela preservação e manutenção da vida e do planeta. A metodologia do trabalho foi baseada em atividades pedagógicas que têm como principal objetivo, fazer emergir dos discursos dos alunos suas possíveis contribuições para uma tomada de consciência quanto às questões práticas e sócio-ambientais realizadas em sala de aula.
1.2 . ÁREA DE CONCENTRAÇÃO:
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
A relação entre meio ambiente e educação assume um papel cada vez mais desafiador, tendo em vista a demanda dos novos saberes, a fim de apreender processos sociais cada vez mais complexos e riscos ambientais que se intensificam. A educação ambiental é um processo permanente no qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência do seu meio ambiente e adquirem conhecimentos, habilidades, experiências, valores e a determinação que os tornam capazes de agir, individual ou coletivamente, na busca de soluções para os problemas ambientais (Unesco, 1997).
1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
AQUECIMENTO GLOBAL
O aquecimento global é um dos assuntos mais divulgados nos diferentes meios de comunicação atualmente e grande parte das informações que chegam aos alunos por meio da mídia, acaba passando a imagem de um fenômeno catastrofista e indiscutível ( Antonio & Regina,2007). Mudanças climáticas estão a ocorrer em nosso planeta e esse é