Relatório de Estágio I - Matemática
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA
ORIENTAÇÕES SOBRE O RELATÓRIO DE ESTÁGIO (RE)
Prof. MSc. José Ivanildo de Lima
Departamento de Matemática/UFRR
1. APRESENTAÇÃO
Este é um documento que se mostra importante por conta do papel central que o Relatório de Estágio (RE) representa na formação do futuro professor de matemática. Sua escrita contribui significativamente para o desenvolvimento de competências e habilidades que estão bem claras e descritas no PPP do curso de Licenciatura em Matemática e no atual Manual de Estágio da Licenciatura em Matemática. Assim, buscou-se apresentar a partes que constituem um RE explicando cada uma delas e ao mesmo tempo criando um possível modelo de RE.
2. ORIENTAÇÕES PARA O RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Vale lembrar que o relatório é concebido como a escrita ou comunicação sistemática sobre os principais pontos e acontecimentos do estágio, a partir dos destaques anotados nos diários dos licenciandos durante todo o tempo de sua realização (LIMA, 2008).
Isto implica na adoção/solicitação de um diário de aula (ou caderno de registro), chegando até ao relatório, pois, este se mostra capaz de aglutinar as principais impressões e informações obtidas no processo de formação, mas como dito acima é necessário sistematização. Mas o que se deve colocar no relatório? Deve-se ter todas as reflexões e aprofundamentos obtidos durante as anotações nos diários de aula, complementando-as com reflexões conjuntas com os formadores ou com a turma, nos Encontros de Colaboração.
De outra maneira, o relatório deve conter as aprendizagens que o licenciando identificou durante o período de estágio. Para isso será descrito algumas orientações para as duas disciplinas em separado porque ambas possuem objetivos de formação distintos.
3. PARTES INTEGRANTES DO RELATÓRIO ESTÁGIO
O RE deve ser constituído de um texto com início, meio e fim e dotado de encadeamento lógico.