Relatório de Estágio Supervisionado - Técnico em Edificações
Neste relatório estão contidas as informações de como se desenvolveram as atividades práticas, que possibilitaram um amplo conhecimento por unir a teoria com a prática.
3.1. ELEMENTOS DE UM PROJETO
Aprender sobre os elementos essenciais de um projeto é fundamental para a correta análise dos projetos enviados à secretaria a fim de solicitar a aprovação dos mesmos.
Esses elementos são:
Planta baixa: deve ter a escala 1:50, esta deve contemplar a visão superior da edificação como se ela estivesse cortada ao meio, sua principal função é mostrar a localização das paredes, janelas e portas, e também a disposição dos cômodos.
Planta de situação: deve ter a escala 1:500, 1:1000 ou 1:2000, devendo contemplar a localização do lote em relação ao quarteirão onde está inserido.
Planta de implantação: deve ter a escala 1:50, 1:100 ou 1:200, devendo contemplar a localização da edificação em relação ao lote onde está inserida.
Planta de cobertura: deve ter a escala 1:50, 1:100 ou 1:200, devendo contemplar o corte do telhado e suas águas.
Cortes: deve ter a escala 1:50, devendo contemplar a visão lateral da edificação devendo sempre mostrar escadas e banheiros.
Fachadas: deve ter a escala 1:50, devendo contemplar a visão da frente principal da edificação.
Legenda: deve indicar endereço completo da obra, o nome completo do proprietário, nome completo do responsável técnico e seu registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia), data do projeto, área total do terreno, área construída, área ocupada, taxa de ocupação, índice de utilização, área permeável, taxa de permeabilidade.
3.2. CÓDIGO DE OBRAS
O código de obras regulamenta todo e qualquer tipo de obra realizada ou planejada no município, determinando as dimensões e parâmetros a serem seguidos, padronizando as obras e preservando o meio ambiente e o patrimônio histórico da cidade, é composto por leis que estabelecem tudo que se refere às obras de construção,