Relatório de estágio psicopedagógico clínico
Dando conclusão à etapa do Estágio Supervisionado de Psicopedagogia Clínica, do curso de pós-graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica - UVA, tendo em vista a necessidade de uma experiência prática onde se aplicou alguns fundamentos aprendidos ao longo do curso, com os princípios teóricos e metodológicos estudados.
O Estágio Supervisionado foi realizado em uma ONG, localizada na rua 1- casa E,nº 16 Tabapuá-Caucaia.
A atividade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos oportuniza aos estagiários o contato com o ambiente de trabalho e consciência da importância do trabalho desenvolvido.
2. INTRODUÇÃO
O termo “dificuldade de aprendizagem” começou a ser usado na década de 60 e até hoje na maioria das vezes, é confundido por pais e professores como uma simples falta de atenção em sala de aula ou bagunça das crianças. Mas a dificuldade de aprendizagem refere-se a um distúrbio que pode ser gerado por uma série de problemas cognitivos ou emocionais que pode afetar qualquer área do desempenho escolar.
Crianças com dificuldades de aprendizagem apresentam desmotivação e incômodo com as tarefas escolares gerados por um sentimento de incapacidade, que leva à frustração.
Faz-se necessário que o Psicopedagogo tenha um olhar abrangente sobre as possíveis causas das dificuldades de aprendizagem, indo além dos problemas biológicos.
Cabe ao Psicopedagogo voltar seu olhar para o ensinante e aprendente, para que trabalhe os vínculos e a circulação do saber entre eles.
3. REGISTRO DA QUEIXA
Aprendente:C. S. L
Queixa:C.S.L está cursando o 1° ano do Ensino Fundamental I,estuda no turno da manhã em uma escola da Rede Pública Municipal da cidade de Caucaia. A mãe do menino apresentou a seguinte queixa: C.S.L tem apresentado um comportamento agressivo,tanto em casa quanto na escola. Porém esta agressividade não é constante, pois muitas vezes apresenta certa timidez em sala de aula. A mãe o considera uma criança esperta,