Relatório de estágio pedagogia
Nome do(a) aluno(a):Silvana Lucarelli
Instituição de Ensino/Local do Estágio: Colégio Ápice – Instituto Educacional Ltda.
Município: Sorocaba Estado: SP
Nível/Ano/Turma de Estágio e Faixa Etária dos Alunos: JARDIM II – 5 anos
____________________________________________________________
APORTES TEÓRICOS
Educação Infantil
No começo visto apenas como um lugar seguro, onde seu filho seria cuidado para que pudesse trabalhar, hoje conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9.394 de Dezembro de 1.996, as creches e pré-escolas, ou seja, a educação infantil é vista como direito de toda a criança de 0 a 6 anos, de conviver, ampliar seus espaços de socialização enfim de se desenvolver de forma integral. Portanto é necessário que projetos e propostas pedagógicas fundamentadas na ciência possibilitem essa formação.
Uma proposta de acordo com nossas crianças de hoje, não como sendo simplesmente uma etapa de preparação para o ensino fundamental.
Segundo Celso dos Santos Vasconcellos, essa proposta, nesse processo de planejar as ações de ensino e aprendizagem, existem diversos produtos, como o projeto político pedagógico, o projeto curricular, o projeto de ensino e aprendizagem ou o projeto didático, que podem ou não estar materializados em forma de documentos. O ideal é que estejam.
Todos esses processos são instrumentos para ajudar nos desafios encontrados todos os dias na escola de forma mais pensada, refletida, organizada, cientifica e participativa.
É de fundamental importância que a elaboração das propostas pedagógicas seja embasada na análise das Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação infantil, lei que é considerada um marco na história da política nacional para a infância.
Quanto à linha de pensamento adotada nas instituições, ainda hoje