Relatório de estágio observatório
INSTITUTO DE LETRAS
FACULDADE DE ESTUDOS DA LINGUAGEM
CURSO DE LETRAS/PORTUGUÊS
Layla Damacena de Sousa
1. INTRODUÇÃO
O presente relatório tem como objetivo relatar as observações realizadas na escola de ensino fundamental e médio Dr. Mendes de Castro Veloso, na turma de 1º ano do ensino médio, analisando a metodologia utilizada em sala de aula pelo professor regente, contrapondo com o conhecimento teórico adquirido durante o estudo da disciplina.
Ficaram evidentes nesse processo observatório os vários papeis que nós professores desempenhamos, todos de grande importância para o desenvolvimento do aluno. O professor deve utilizar sua posição docente para despertar em seus alunos a curiosidade e a busca pelo conhecimento, ensinando-os a pensar e mostrando-os a realidade em que vivem.
2. JUSTIFICATIVA
A prática de ensino de língua materna é uma oportunidade para se observar a realidade profissional do professor de português. Nos ajuda a adquirir a capacidade de discutir os problemas de ensino-aprendizagem da língua e os métodos utilizados, além de propiciar e oportunizar a vivencia do letrando na realidade escolar. O estágio constitui-se propiciar ao futuro professor condições de independência e autonomia, aliando princípios éticos e políticos para que este busque alternativas diante das problemáticas encontradas no seu cotidiano profissional.
3. OBJETIVOS
3.1 GERAL
Este trabalho tem como objetivo geral, descrever e analisar a experiência vivida em sala de aula.
3.2 ESPECÍFICO
4. METODOLOGIA
Para a realização deste trabalho foi-se utilizado como método a observação de situações de ensino-aprendizagem em uma turma de 1º ano do ensino médio e leitura dos textos teóricos sugeridos durante a disciplina, que ajudaram na reflexão sobre ensino da língua.
5. RESULTADOS
As observações foram feitas na Escola estadual de ensino fundamental e médio Dr. Mendes de Castro Veloso, na turma de 1º ano do