Relatório de estágio Florestação
No âmbito de uma iniciativa de sequestro de Carbono por parte do Parque Biológico de Gaia, foi-me proposto que realizasse um projecto de Florestação de terrenos recentemente adquiridos.
Agradecimentos
A realização deste estágio foi uma oportunidade única de desenvolver um projecto com possível aplicação
Terminado o estágio não podia deixar de fazer alguns agradecimentos, começando pela orientadora externa, Engª Maria Domingas, sem a qual este estágio não seria possível, pela sua total disponibilidade e sobretudo por me proporcionar esta situação real de mercado de trabalho.
Agradeço de igual modo ao Doutor Mário Cunha, pela disponibilidade em orientar o estágio internamente.
Agradeço também ao Doutor Henrique e ao Arquitecto Francisco pela sua total disponibilidade e esforços em auxiliar-me neste estágio.
Agradeço ao Professor Nelson Pires por me ter ajudado com a utilização do programa de sistemas geográficos Qgis.
Um especial agradecimento ao Senhor Henrique, responsável do Parque Biológico, por estar sempre disponível, por me orientar em várias actividades no parque, e contribuir com opiniões e vastos conhecimentos sobre as mais variadas matérias.
Sumário
Índice de Ilustrações
Índice de Tabelas
1. INTRODUÇÃO
1.1 ÂMBITO DO ESTÁGIO
1.2 OBJECTIVOS DO ESTÁGIO
Florestação dos terrenos recentemente adquiridos pelo Parque Biológico de Gaia, de acordo com a silvicultura moderna, com povoamentos florestais em que a espécie dominante é o Carvalho-português, que possuam multifuncionalidade, com especial atenção às funções de paisagem, lazer e recreio, conservação e protecção.
Sendo o Parque Biológico uma instituição pública, o retorno económico não é o pretendido para este projecto. De igual forma, todas as operações e actividades foram restringidas ao mínimo para uma silvicultura sustentável, minimizando os custos quanto possível.
Outro objectivo deste projecto foi providenciar um ar