Relatório de estágio de educação infantil e série iniciais
Chegando ao final de uma grande trajetória de ensino, foi realizada uma prática de ensino acadêmica que se resume na atividade do estágio supervisionado que é uma modalidade de ensino proposta pela CESAP, Centro de Estudos Avançados em Pós Graduação e Pesquisa, proporcionando o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas de ensino dentro da instituição escolar.
As atividades propostas buscam direcionar o estagiário em suas observações e analisar os contextos educacionais, por meio de entrevista aos profissionais que atuam diretamente na formação educacional dos alunos. Para auxiliar o trabalho é necessário que se busquem informações por meio da realidade vivenciada pelos profissionais e alunos no âmbito educacional.
O estágio tem como tema principal a gestão e suas modalidades no contexto escolar e de presenciar o verdadeiro papel do gestor na escola, isto é, como atua em cada situação. A gestão, na instituição escolar, é atendida em três segmentos, uma na sala de aula com o professor, uma na área pedagógica com o coordenador pedagógico e outra que administra a escola como um todo, o diretor.
Após as observações o estagiário precisa refletir sobre o papel do gestor e de que forma é possível desenvolver suas atribuições, apresentando suas potencialidades e limitações mediante as iniciativas a serem tomadas.
Neste relatório fez-se possível buscar informações nas Diretrizes Curriculares nacional para o curso de pedagogia, fato este que proporcionou maiores informações sobre a real função do gestor e a importância e necessidade de obter formação profissional para atuar.
A prática de estágio foi dividida em seis atividades, sendo elas:
1 – Conhecer as modalidades da gestão na escola campo e suas implicações no processo ensino aprendizagem;
2 – Descrição do espaço de atuação do gestor e suas respectivas atribuições na escola campo de estágio;
3 – Análise e aplicabilidade do trabalho do gestor segundo o enfoque das novas Diretrizes Curriculares