relatório de estudos invissibilidade social

3462 palavras 14 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Trabalho apresentado ao curso de 3° Série de Serviço social da Universidade
Anhanguera, como parte da avaliação da disciplina de Psicologia Social.

Relatório de Estudos Tutor EAD: HELENROSE A. DAS S. PEDROSO COELHO.
Tutor presencial: Rosa Maria Paes

.

Ananindeua -Pará
2014

INTRODUÇÃO

No desafio proposto pela disciplina de Psicologia Social, verificamos que a desigualdade social é a principal responsável pelas humilhações às quais os trabalhadores, sobretudo os que compõem as camadas mais pobres da sociedade são expostos diariamente e que vem sendo alvo de uma sociedade desigual.
Estudando a Psicologia Social, como ciência social aprendemos que não devemos estudar o homem em separado, antes sob o contexto da sua coletividade. No campo profissional não é diferente, pois trata das experiências vividas individualmente por cada um que juntos formam um conjunto de trabalhadores que vivenciam diariamente os mesmo dramas.
Esperamos que as lições contidas nesta atividade, repletas de conteúdos emocionantes, produza uma reflexão coletiva e crítica voltada para as atividades cotidianas, e permita um avanço da consciência da nossa sociedade comprometido com a transformação social. Pretendemos ainda que seja um recurso útil de ensino e aprendizagem.

HUMILHAÇÃO SOCIAL – UM PROBLEMA POLÍTICO EM PSICOLOGIA
José Moura Gonçalves Filho, aborda através da sua obra o sério problema político e social em estudo – A humilhação social. O autor se utiliza em sua discussão das colaborações trazidas pelo Marxismo e pela Psicanálise, que segundo ele “não poderia ser deixado de lado as colaborações trazidas pelo Marxismo e pela Psicanálise, apesar de deixar claro que ambos os métodos de investigação não se fundem ou confundem, apenas se complementam, se bem utilizados na ação investigativa.”
Na visão do Regime Marxista a questão da humilhação social busca a

Relacionados